Friday, June 7, 2019

Até Logo, Jardim

Entramos quase entrando no inverno e estou estou no processo de me "despedir" do meu jardim. Vão alguns meses até que ele apareça florido de novo, mas nesse período as plantas ainda vão precisar de adubação, podas, limpezas, proteção do frio e outros cuidados especiais.

Fotografei algumas plantas para vocês terem idéia do que escolhemos para o nosso jardim, apesar dele estar bem menos colorido nessa época do ano.

Lavandas em primeiro plano, bela-emília no fundo

Falando em cores, a paleta aqui é bem calma. Além das várias texturas e tons de verde, as flores que temos são brancas, rosas, lilases, azuis... todas nesses tons de tranquilidade. As cores mais vibrantes vêm das frutas (romãs, laranjas, pitangas, amoras e uvas).

Esses podocarpos ficam em frente a um painel de madeira que usamos para privacidade. Atrás dele fica nosso varal e um espaço onde guardamentos equipamentos e ferramentas de jardim.


Vaso de Estrela do Egito (Penta lanceolata) para dar um pouco de cor ao nosso pergolado.


Perto dela fica um vaso de heliótropo (também conhecido como flor de chocolate).


Magnólia preparando a floração deste ano, cheia de pequenos botões.



Atrás do banco fica nossa glicínia, que só vai florir no final de julho, mas ela já apareceu no blog antes. No mesmo canteiro eu cultivo lavandas. Já usei miosotis, mas elas não foram bem. Também tentei a moreia azul, que ficava florida, mas meio "deitada". Os ramos pesavam demais e não funcionaram nesse lugar.

Lá nos fundos a amoreira vai bem e ainda dá frutos, mesmo nessa época. 



E a videira, que fica espetacular em setembro/outubro, mostra sinais claros do outono. Ela tem que passar por uma poda importante em agosto para voltar com força na primavera.


Ano passado comprei uma muda de kinkan. Saudável, mas não era especialmente bonita. Achei que fosse arrumando a plantinha com o tempo. Poucos meses depois, em dezembro, ela já estava carregada de flores (a foto é péssima porque foi tirada com o celular). O cheiro era forte e maravilhoso, principalmente porque ela fica bem ao lado do nosso banco de jardim e dava pra ficar curtindo o perfume enquanto a gente sentava lá. Fiquei feliz por estar cuidando dela direito e porque com certeza ela tinha gostado do lugar que escolhi pra ela ficar.


Logo as flores deram lugar a muitos, muitos frutos. É a minha primeira experiência com a kinkan e fiquei espantada porque o desenvolvimento deles é bem lento, com a colheita no inverno. Mas foram crescendo...


... crescendo...


... crescendo...


E agora estão assim. Acho que estão no ponto para colher. Não reparem nos suportes de madeira: os frutos pesaram tanto que a coitada da plantinha estava torta. Muito torta, com os galhos virados pra baixo. Resolvi dar uma ajudinha pra ela. Mesmo com as escoras, acho que ela está linda!




Minhas angelônias já estão com menos flores. Amo essa planta. Tem uma coisa informal que me agrada muito. É daquelas plantas que ficam cheias de flores pequenas e que balançam com o vento, acho lindo. Elas ficam no pé de um arranjo novo, logo atrás da lareira externa (essa que aparece nas fotos da kinkan) e espero que esteja bem estabelecido até o segundo semestre. Faz conjunto com liríopes, lobélias e uma oliveira.




Um canteiro de bela-emília azul. Tenho brancas na frente da casa.


O corredor lateral da casa tem uma "estante" suspensa que eu montei usando aqueles trilhos reguláveis. Deixo lá uma série de cactos e suculentas e às vezes faço um rodízio com os vasos que tenho dentro de casa.


Quase desisti do canteiro de capim-do-Texas, mas no ano passado as mudas finalmente desenvolveram. Acho que foram dois anos muito decepcionantes e, de repente, ele crescer muito de uma só vez. Espero que fique ainda melhor e mais cheio no ano que vem, o colorido dele é muito bonito e a textura faz um contraste que gosto muito com as outras plantas.


Na frente de casa, lavandas e belas-emílias.



Apesar do trabalho que dá, adoro ter esse jardim para mexer. Consome tempo e dinheiro, mas acho que a recompensa também é grande. Tenho algumas mudanças para concluir, mas depois pretendo ficar só na manutenção (sempre falo isso, até que encontro alguma planta que eu não resista trazer pra casa). Espero ter muito mais coisas para fotografar em 2019!


Mudinha de manjericão na mesa da churrasqueira

Aqui mostrei algumas plantas na primavera de 2014.

21 comments:

  1. Teu jardim tá lindo demais! Parece ser um ótimo lugar para curtir, sentar no banco e ficar observando as plantas (eu ainda acrescentaria um chimarrão nessa história). O trabalho com certeza está dando certo.

    ReplyDelete
  2. Seu jardim é lindo ou está lindo.
    Vc tem Lavanda!!!!
    E tem Hortências!!!!
    O que chama "emilia-azul" acho que é o que chamamos aqui, "nuvens".
    Fruteiras!!!!

    ReplyDelete
  3. Olá Débora, seu jardim se preparando para mais uma temporada de frio. O inverno tem seus encantos, é tudo uma questão de ponto de vista. Aqui não tenho jardim mas um terraço, que, por a mais absoluta falta de tempo, anda um pouco esquecido. Mas vem aí o bom tempo e as noites quentes para se jantar lá fora,tenho que dar um jeito nesse abandono. Beijos, Débora, bom fim de semana para vc!

    ReplyDelete
  4. Olá Débora! Tu não imaginas a minha felicidade em ver estes olhares do teu jardim. Ele é elegante,charmoso e lindo como tu. Eu também trabalho o jardim com estas cores. Veja q n tenho quase nada em amarelo. O branco,azul e rosa predomina por cá. Adorei! Bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ReplyDelete
  5. Vim conhecer este espaço
    E achei lindo o teu Jardim,
    Prezada Débora! Assim
    Dás ao mundo um pedaço

    De mundo melhor, por laço
    Do teu gosto que é afim
    À formação tua, em fim
    Por amor ao teu regaço

    Aos olhos, à alma e ao ser,
    Embora quer parecer
    Ser lugar de esforços teus,

    De trabalho ou de suor.
    É um lugar feito de amor
    É um espaço onde está Deus!

    Grande abraço, querida amiga e vizinha! Fui te buscar em Portugal no blog da Elisabete, dos dedais, mas moro em Florianópolis, o que comparado à Europa, seria um quintal de tua casa! Somos de áreas afins - sou engenheiro civil. Grato pela partilha! Laerte.

    ReplyDelete
  6. Olá Débora


    Seu blog é lindo.


    Beijos
    Ani

    ReplyDelete
  7. O seu jardim é lindo demais. Dá vontade de sentar e ficar só admirando as plantinhas.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ReplyDelete
  8. Esta lindo Debora, é um jardim muito acolhedor.
    Adorei a ideia da lareira externa, faz todo sentido aqui em Curitiba.
    Frutíferas?! Isso sim é uma bênção.

    Ótima semana.

    Bjo

    ReplyDelete
  9. Nossa, quantas flores lindas vc tem e os frutos tbm, lindíssimos! Imagino a trabalheira pra cuidar de tudo isso, mas quando se faz com carinho ficam lindas assim =)

    Blog @gabrielaer
    Ig: @gabrielaer

    ReplyDelete
  10. Tus fotos son estupendas ! Te espero por mi blog! Feliz día! 😘😘😘

    ReplyDelete
  11. Estou encantada com o seu jardim, que coisa mais linda!!! Imagino o trabalhão que deve dar só para fazer a manutenção, mas UAU, fale MUITO a pena. Belíssimo!!! *-*

    ReplyDelete
  12. Que sonho teu jardim Débora!!
    Magnífico, um recanto de muita paz...
    AQui no apê sinto falta das plantas, o vento acaba com quase tudo.Ainda hoje pensei em como anda minha casa, minha antiga casa.
    Que classe tua lareira externa, os banquinhos.. to apaixonada. Olhando as fotos do teu blog sempre me parece que tua casa não é no Brasil, ahaha, ela tem algo diferente, especial!!!

    bjo querida, parabéns pelo bom gosto.
    Vou salvar alguma imagem no meu pinterest pra não perder este post, ahaha

    ReplyDelete
  13. Que tantas flores lindas. Me empolguei. Meu jardim tem pouquíssimas flores. Vou plantar umas que adorei em teu post.
    Bjos obrigada pelas preciosa inspiração.

    ReplyDelete
  14. Seu jardim está lindo e cheiroso com certeza também. Beijinho.

    ReplyDelete
  15. Seu jardim é muito lindo, estou completamente apaixonada! Sinto muita falta de ter um espaço verde no meu apartamento ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ReplyDelete
  16. Fez 2 anos este mês que Camila da Praia está conosco, Débora.

    ReplyDelete
  17. Que coisa mais linda o seu jardim, Debora... tão florido;)
    Bjs!

    ReplyDelete
  18. Olá Deborah,
    O trabalho compensa, que fotos lindas e cantinhos maravilhosos.
    Espero que esteja tudo bem, bjs com saudades
    Lulu

    ReplyDelete
  19. Débora, vc já teve gato? Que maravilha!
    O que aconteceu com ele?
    Sou apaixonada pelas poses dos gatos.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails