Tuesday, September 10, 2019

Decorar um Alugado


Decorar um imóvel alugado pode ser complicado. Quanto investir em um endereço temporário? Como causar impacto sem gastar demais? O que vale comprar, o que vale disfarçar ou simplesmente aceitar como está?


Fiz aqui uma lista de itens que considero importantes em qualquer decoração, mas que considero especialmente interessantes no caso dos alugados: vão deixar o imóvel com a sua cara e ainda podem ser levadas embora na mudança.

Paredes: Nem sempre é permitido pintar um imóvel alugado e, honestamente, não acho que seja indispensável: o branco é uma base excelente para se trabalhar (procurei incluir várias imagens de ambientes com base branca neste post). Mas se você quiser e tiver permissão do proprietário para pintura, recomendaria o uso de cores neutras: além de mais fáceis de cobrir mais tarde, ainda existe a chance do proprietário aprovar o visual e não exigir repintura. Ainda com a idéia de reduzir custos e facilitar a entrega do imóvel, escolha de só algumas paredes de destaque para colorir. Papel de parede pode ser uma opção, mas o custo é mais alto.


Cortinas: Têm grande impacto na decoração e faz com o que o ambiente fique visualmente mais "cheio". Sim, o é preciso fazer furos na parede para fixação, mas isso é facilmente corrigido com um pouco de massa corrida na hora de entregar o imóvel.





Tapetes: Ótimos aliados para disfarçar pisos desatualizados ou em mau estado (problema comum em imóveis mais antigos). Pode ser um tapete de grandes dimensões ou vários menores. Sobreposições também funcionam e são super charmosas.




Almofadas e mantas: Tanto na sala quanto no quarto, dão aquele toque pessoal que finaliza o ambiente (além de deixar tudo mais aconchegante).




Quadros: Provavelmente a maneira mais fácil de trazer personalidade para o ambiente. Hoje em dia, usando aqueles kits adesivos de fixação, você pode pendurar quantos quiser sem nem furar as paredes. Outra opção é apoiar os quadros em alguma superfície, como aparadores ou prateleiras.






Móveis soltos: Em uma situação de aluguem não vale a pena fazer móveis sob medida. Use peças soltas, versáteis. sofás modulares ou outros itens que possam ser adaptados a um novo espaço. Se o imóvel já tiver alguns móveis planejados (cozinha e armários, por exemplo), vale a pena trocar os puxadores para dar uma renovada no visual.



Iluminação: Trocar algumas luminárias em pontos estratégicos não é nada complicado e pode melhorar muito o ambiente. Abajures e luminárias de piso também são ótimos investimentos, e todos eles podem ser transportados para um novo endereço mais tarde. 




Azulejos: A condição dos azulejos (mal cuidados ou desatualizados) é um dos maiores problemas dos imóveis de aluguel. Reformar não é uma opção (mesmo que o proprietário concorde, é um investimento alto que dificilmente vai valer a pena), mas é possível remediar a situação com azulejos adesivos ou com pintura epóxi.



Plantas: Um super investimento. Existem várias espécies parta interiores e muitas delas são bem resistentes, perfeitas para quem não tem prática em cuidar delas. Elas realmente trazem vida para o ambiente, aumentam o bem-estar e transformam completamente o visual. 




Por fim, traga objetos que contem a sua história e tenham a sua cara: objetos pessoais, livros, porta-retratos. Nada como abrir a porta e sentir que você realmente está em casa!

8 comments:

  1. Nossa, estes dias estava conversando com meu marido sobre uma matéria na revista de um imovel alugado que foi todo personalizado, marcenaria embutida e tudo mais. Não entendo como fazem uma negociação assim porque é muito investimento em algo que não é próprio, eu heim....
    Antes de virmos para cá moramos em uma casa bem antiga (no Bacacheri) eu adorava a casa mas os azulejos me matavam (anos 70), até sugeri para a proprietária para pintar com epoxi, nós faríamos, mas ela só queria se fosse trocar mesmo, aí deixaos como estava.

    Dicas ótimas, do tapete vou usar para esconder meu porcelanato polido rsrsrs.

    Bjo

    ReplyDelete
  2. como sempre, lindas inspirações! adorei saber que to acertando na decoração do apartamento novo. faltam os tapetes e instalar as cortinas - com calma chegamos lá.
    um beijão, De querida!

    ReplyDelete
  3. Amei as dicas e soluções *_* quadro é uma forma prática, rápida e sem sujeira de dar outro visual nas paredes, e consequentemente no ambiente, amo!

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ReplyDelete
  4. Show de postagem Débora, dicas realmente inspiradoras com fotos lindas!!
    Quero agradecer seu no post do quarto de menino com móveis soltos. Copiei e colei o teu e o da Val pra ilustrar e dei link para os blog de
    vcs.

    Bjus,ótima semana
    ana

    ReplyDelete
  5. Oi!

    Sabe que quando mudamos para uma casa alugada tivemos muito mais "coragem" de colocar prateleiras e quadros? No nosso apto tínhamos receio de furar as paredes, já na casa alugada é o que era permitido fazer, então aproveitamos mesmo =)

    Beijos,Gábi
    Blog @gabrielaerIg: @gabrielaer

    ReplyDelete
  6. Olá Débora! Quando alugamos esta casa,fizemos um contato de 10 anos. Já cá estamos à 7. Era o tempo para voltarnos para Portugal. Agora quw falta 3 anos,sabemos que teremos que ficar cá no mínimo mais 5 anos pata João terminar os estudos e decidi se vai a Universidade em Portugal ou cá na Bélgica. Tive sorte,tenho sorte. O dono deixa eu fazer o que eu quero. Mas eu me pergunto sempre se vale à pena tanto investimento no imóvel que não é meu. Mas,não é fácil viver em uma casa que n tem nossa personalidade. E foi assim como no teu post que fiz. Começamos pelas paredes,era cada cômodo de uma cor. Tudo ficou branco. Agora cinza e branco. Cortinas,que trabalhão. Tiramos todas agora stores bateau. Tapetes meu marido é alérgico.Almofadas e mantas sim,traz aconchego e personalidade,assim como os quadros. O banheiro também renovamos com ajuda do dono da casa. Iluminações trocamos todas. A cozinha eu detesto os azulejos. Adorei a tua dica. Vou ver se encontro por cá. Bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails