Wednesday, October 21, 2009

Faça-se a Luz

Imagem via Anetteshus

Se eu tivesse que resumir o estilo de decoração sueco em uma palavra, ela seria – branco!


Imagens via Anetteshus

Caracterizado por sua aparência muito clara, arejada e elegante, também é chamado de Gustaviano, nome derivado do rei Gustavo III, que governou a Suécia no final do século XVIII e tinha uma paixão pelos estilos neoclássicos da época - como o estilo Luis XVI na França, por exemplo. Os elementos destes estilos foram combinados em seus palácios e, com o tempo, sua interpretação dos interiores neoclássicos foi adotada pela sociedade sueca.


Imagens via Sköna Hem

A importância da luz do sol para um povo que vive longas horas de escuridão nos meses de inverno é evidente, e talvez este seja também o motivo por sua inclinação pelos interiores brancos ou tonalidades extremamente claras de cinza, verde e azul (depois do branco, a cor mais usada por eles), numa tentativa de levar a claridade aos ambientes internos. Pelo mesmo motivo, os espelhos estão quase sempre presentes.


Imagem via Anetteshus

As florestas do país são compostas, basicamente, de scots pine e norway spruce, árvores de madeiras simples e macias, das quais são feitos seus móveis. Por esta razão, os suecos desenvolveram seu talento para pintura de modo que valorizassem madeiras nada nobres, conseguindo uma aparência de refinamento. As mesmas madeiras são usadas nos pisos ou substituindo mármore e pedras que, na sua maioria, precisam ser importados.


Imagem via Anetteshus

Os relógios Mora também são comuns, apesar de sua produção ter se encerrado ainda no século XIX.

Imagem via Sköna Hem

As cortinas são sempre muito leves, para não obstruir a luz do sol. Flores ou plantas verdes são comuns, numa tentativa de trazer frescor para o ambiente. O cristal aparece nas peças de iluminação - de lustres clássicos a arandelas. Eles refletem a luz, multiplicando-a - a jóia da coroa para qualquer ambiente Gustaviano!

Imagem via Sköna Hem

2 comments:

  1. Debora, seu blog é a coisa mais linda!!! Amo design, apesar de não ser desta área, mas sou grande apreciadora. Volto com calma para ver mais.

    Beijos e pétalas.

    ReplyDelete
  2. Fico feliz que tenha gostado do blog! Volte mais vezes e sinta-se em casa!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails