Sunday, January 3, 2010

Para Todas as Horas

Imagem via HGTV

Nem toda residência tem espaço suficiente para acomodar uma sala de jantar formal (já abordadas aqui). Por este motivo, é cada vez mais comum a opção por salas casuais, prontas para o uso diário, geralmente integradas à sala de estar, ao invés de reservar espaço exclusivo para eventos formais e pouco frequentes.

Imagem via My Home Ideas

Além deste perfil, ainda existem os proprietários de uma segunda residência (praia, campo, etc) que desejam um ambiente de refeições simples e acolhedor.

Imagem via Better Homes and Gardens

O mobiliário para salas de jantar informais pode ser encontrado em tamanhos menores, o que também facilita a decoração de pequenos espaços.

Imagem via Better Homes and Gardens

Enquanto para salas formais há menos liberdade em misturar peças, nas salas casuais podemos combinar cadeiras e mesas de diferentes estilos e períodos. O uso de fibras naturais, como o rattan ou sisal, contribuem no resultado de um ambiente descontraído, que também aceita maior variedade de cores e estampas. As paredes, ao invés de exibir cores bem saturadas ou mais escuras (comuns no estilo formal), adotam tons mais claros ou pastéis.

Imagem via Better Homes and Gardens

Na imagem abaixo, a cor branca cobre esquadrias, paredes, teto e tecidos, tanto na cortina quanto nas capas das cadeiras. A adição de textura (e também a quebra da monocromia) se dá pelo uso de três tipos de madeira diferentes no mobiliário e piso.

Imagem via Better Homes and Gardens

O jogo de pratos é simples, mas coordenado com a cor das cortinas; o sousplat é de fibra, acompanhando o estilo da mesa de demolição, que necessita de pouca manutenção. Para contrastar com sua rusticidade, um pendente com poucos cristais: a sala abaixo é mais um exemplo de espaço que serve tanto para uso diário quanto para recepções formais.


Abaixo outros exemplos de salas que desempenham bem a dupla função, em estilos distintos.

Imagem via My Home Ideas

Imagem via Better Homes and Gardens

As luminárias desempenham papel importante em como o ambiente será percebido. De lustres clássicos a refletores de inspiração industrial, o que importa são as suas preferências em relação ao que significa um espaço aconchegante para você.

Imagem via Windsor Smith


A opção por um ambiente casual não significa um espaço desprovido de planejamento, qualidade ou bom gosto, mas sim com o foco principal na praticidade, conforto e durabilidade. Resistente e prático para o uso diário, mas que possa ser usado para as visitas quando necessário. Para fazer bom uso do seu espaço (especialmente quando não há muito disponível), nada de restrições: a palavra de ordem é versatilidade.

2 comments:

  1. Débora,
    Resolvi escrever pois vi seu comentário quanto a palvras indesejadas em seu blog.
    Olha, sou sua fã, sua sala está linda, porque é sua sala, sua história!Embora vc mereça todos os dias uma sala diferente, como aquelas que vc nos brinda com os sentidos ao dedicar seu tempo, em apresentar vistas e delícias para nossos olhos...(mas aí já não teria muita história...)
    Sabe, é às vezes fácil vc ir a um asilo ou fazer uma caridade a um orfanato ( aliás, isso é imprescindível!!), mas julgo tb "caridade" dividir o belo, um conhecimento, um gosto com pessoas comuns e transformar seus dias e lares mais "inspirados". Você é uma pessoa que faz isso por mim.
    Beijos,
    Soraia

    ReplyDelete
  2. Soraia,
    Muito obrigada pelas lindas palavras! Com quase um ano de blog, acho que isso demorou muito a acontecer!
    Conheci tantas pessoas boas através do blog, tive tantas conversas inteligentes, me diverti tanto nesse ano!
    A gente não pode é deixar que uma mísera pessoa que não tem o que fazer prevaleça sobre tantas outras que nos fazem bem!

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails